Envelhecemos a partir do momento que nascemos. De acordo com dados do IBGE, a expectativa de vida do brasileiro aumentou. Isso impacta no processso de envelhecimento ativo e saudável. Em 1940, uma pessoa com 40 anos era considerada idosa. E atualmente, a expectativa de vida é de 75,4 anos.

O processo de envelhecimento altera o nosso organismo, como ele funciona e morfologicamente. Além disso, há uma redução do volume de água corporal e aumento do volume de gorgura corporal.

Aos 30 anos, o corpo atinge o ápice de qualidade funcional. Por isso é importante pensarmos em reserva funcional. O que é isso? Praticar exercícios físicos, exercícios terapêuticos, ter uma boa alimentação, aprender coisas novas, cuidar da saúde mental, ter um tempo oscioso para estimular a criatividade, ter uma boa qualidade do sono e isso não tem relação com quantidade do sono.

Não posso deixar de falar de envelhecimento primário, ou senescência, que é o processo de envelhecimento normal, programado e inevitável do corpo. Por outro lado quando o processo de envelhecimento é acompanhado por algumas patologias, como as Demências (próximo post), por exemplo, chamamos de envelhecimento secundário ou Senescência.

Sabemos que o envelhecimento sofre influências genéticas, do estilo de vida e de fatores ambientais. E o mais interessante é que não ficamos unicamente presos aos fatores genéticos. Sabe por que? Porque é possível conquistar coisas positivas com o estilo de vida e isto só depende de você!

“Tenho mais de 50 anos, nunca fiz exercícios e não tinha hábitos saudáveis e agora?” Quanto mais cedo iniciar melhor! No entanto, as pesquisas mostram que em qualquer tempo que você modificar seus antigos hábitos para hábitos saudáveis e se beneficiar com essas transformações.

A Gerontologia é um campo multiprofissional que anda ao lado da Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Psicologia, Terapia Ocupacional, Farmácia, Geriatria, Educação Física, Fonoaudiologia, Serviço Social e muitos outros. Orientações específicas de cada área, de forma individualizada e ao mesmo tempo integrada, possibilitam um envelhecimento de qualidade.

Compartilhar: