A falta de atenção no momento presente é algo constante na nossa rotina. Estamos no piloto automático. Dificilmente estamos 100% atentos às tarefas que estamos executando ou ao que alguém está falando.

Nossa mente está dispersa e distraída em nossos pensamentos durante praticamente 47% do tempo. As mídias sociais furtam um pouco do nosso tempo. É como se metade da vida estivéssemos pensando no passado e no futuro, esquecendo o presente.

Essa dispersão provoca diversos outros sintomas e problemas relacionados ao bem-estar, como ansiedade e o estresse, além de prejudicar a nossa felicidade com as conquistas e momentos presentes.

Não tem como falar em Mindfulness sem falar em Jon Kabat-Zinn. Ele é um médico e professor americano, fundador da Stress Reduction Clinic (Clínica de redução de estresse), em Massachusetts, e um dos pioneiros no desenvolvimento de pesquisas para a experimentação da meditação Mindfulness.

A importância de falarmos sobre Kabat-Zinn, além da sua referência como especialista no assunto, é que muitas pessoas têm preconceito com o Mindfulness por acreditarem – de forma equivocada – que a técnica é associada a religião, como o Budismo. Quando na verdade não tem relação com religião e sim baseado em modelo de flexibilidade psicológica, psicanálise analítica funcional.

O mindfulness, ou atenção plena, é a prática de estar no momento presente da maneira mais consciente possível e de propósito, sem julgar os pensamentos. Isso significa estar atento a cada movimento, situação, respiração, compreender o contexto e como se originam seus pensamentos, em outras palavras é estar conectado com você para que você possa ter relações interpessoais com mais empatia.

É você deixar de lado as distrações, pensamentos externos e sentimentos anteriores, para intencionalmente sentir, ouvir, viver plenamente a situação presente.

O exercício é intencional, pois é preciso dedicação e autorregulação por parte de cada indivíduo para se alcançar os resultados. As técnicas de mindfulness são basicamente atividades que conectam ação e pensamento e exigem dedicação para observar as mudanças positivas na sua vida.

QUAIS BENEFÍCIOS DO MINDFULNESS?

  • Ajuda a desenvolver a inteligência emocional e a empatia;
  • Aprofunda o seu autoconhecimento;
  • Aumenta a sua capacidade de concentração e autocompaixão;
  • Contribui para o controle do estresse e da ansiedade;
  • Reduz os riscos de insônia;
  • Melhora os seus relacionamentos pessoais;
  • Aumenta a sua capacidade de memória;
  • Diminui o impacto de pensamentos negativos;
  • Incentiva a sua criatividade;
  • Todos esses aspectos podem ser aplicados na vida pessoal e profissional, por esta razão é tão disseminada entre profissionais e estudantes;
  • Vale lembrar que o Mindfulness não substitui seu tratamento médico ou psicológico, mas ele ajuda.

COMO COMEÇAR A PRATICAR?

Gostou? Entre em contato com o telefone abaixo para mais informações! Programa de 4 ou 8 aulas e práticas online através da plataforma zoom focadas em você.

Compartilhar: