A Fisioterapia é uma ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas.

Veja bem… a fisioterapia atua na prevenção, reabilitação e manutenção.

O fisioterapeuta é o profissional de saúde, com formação acadêmica superior, devidamente registrado em seu Conselho Regional, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (Diagnóstico Cinesiológico Funcional), a prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço.

Algumas pessoas limitam a Fisioterapia as atuações ortopédicas, mas na verdade são especialidades da área reconhecidas pelo nosso conselho Federal: Fisioterapia em Acupuntura, Aquática, Cardiovascular, Dermatofuncional, Esportiva, Gerontologia, do Trabalho, Neurofuncional, em Oncologia, Respiratória, Traumato-Ortopédica, em Osteopatia, Quiropraxia, em Saúde da Mulher, em Terapia Intensiva.

Um grande mito a ser desvendado é sobre massagem. Algumas pessoas acreditam que Fisioterapia é massagem. O Fisioterapeuta pode fazer massagem? Sim! No entanto, por algumas técnicas manipulativas, de mobilização e liberação miofascial utilizarem as mãos, alguns pacientes acham que é massagem. A fisioterapia também envolve dentre muitas coisas o movimento e ele é evidenciado através de exercícios respiratórios, cinesioterapia, dupla tarefa e exercícios terapêuticos.

Compartilhar: